Esqueci minha senha | Como acessar

Programa Institucional de Iniciação Científica para Discentes

Relação das pesquisas de Iniciação Científica desenvolvidas em 2019/2020

A Pró-Reitoria Acadêmica do UNIPLAN promove, anualmente, um concurso para atribuição de bolsas de Iniciação Científica aos alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação do UNIPLAN.

As solicitações, requeridas por meio de formulário, devem ser entregues durante o período de 1º a 31 de março. Para participar, os interessados deverão formar duplas de alunos, regularmente matriculados nos cursos de graduação do UNIPLAN, e ter um professor orientador. O aluno da dupla com o melhor desempenho, constatado pelo histórico escolar, será responsável pelo preenchimento do formulário de inscrição e pela entrega do Projeto de Pesquisa, Currículo Lattes do Professor Orientador e os Históricos Escolares da dupla, em duas vias. Não serão aprovados projetos individuais.

Para obter o formulário, clique aqui. O formulário deve ser preenchido digitalmente, impresso e assinado. Solicitações com documentação incompleta ou enviadas de forma incorreta serão indeferidas.

Alunos do campus Águas Claras devem entregar a documentação na Diretoria da unidade.

Contato

Telefone: (61) 3435-2200
E-mail: coordenacaopedagogica@uniplandf.edu.br
Avenida Pau Brasil, lote 02 S/N - Águas Claras
Brasília – DF
CEP: 71916-500

Bolsas de Iniciação Científica UNIPLAN

EDITAL INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNIPLAN 2020/2021
PARA ALUNOS DOS CURSOS PRESENCIAIS

EDITAL DO CENTRO UNIVERSITÁRIO PLANALTO DO DISTRITO FEDERAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – UNIPLAN

O Centro Universitário Planalto do Distrito Federal promove, anualmente, um concurso de seleção de projetos de Iniciação Científica, realizado pela Pró-Reitoria Acadêmica, de acordo com as seguintes normas:

Período de inscrições

O período de inscrições de projetos de Iniciação Científica – UNIPLAN será de 1º a 31 de março. As inscrições devem ser realizadas por meio de formulário específico, preenchido digitalmente. Não são aceitos formulários preenchidos à mão.

Critérios para participação

Para participar, os interessados deverão formar duplas de alunos, regularmente matriculados nos cursos de graduação do UNIPLAN, e ter um professor orientador.

Alunos dos cursos presenciais: as duplas de alunos dos cursos presenciais deverão escolher um tema a ser pesquisado e procurar um professor do UNIPLAN, com o título de Mestre ou Doutor, que possua conhecimentos na área em que pretende desenvolver a pesquisa e solicitar sua orientação, antes do encaminhamento do projeto para o concurso.
O aluno da dupla com o melhor desempenho, constatado pelo histórico escolar, será responsável pela inscrição do projeto e dos integrantes da dupla. Não serão aprovados projetos individuais.

Requisitos do aluno

  • Estar regularmente matriculado em curso de graduação do UNIPLAN (até o penúltimo ano do curso superior tradicional ou primeiro ano do curso tecnológico de curta duração);
  • Possuir perfil e desempenho acadêmico compatíveis com as atividades previstas;
  • Não pertencer ao círculo familiar do professor orientador;
  • Alunos dos cursos presenciais: ser parte de uma dupla de alunos do mesmo turno. As duplas podem ser formadas por alunos de cursos distintos, desde que estejam matriculados no mesmo turno.

Benefícios ao aluno

Um aluno da dupla será contemplado com Bolsa de Iniciação Científica e o outro desenvolverá a pesquisa de forma Voluntária. O aluno da dupla com o melhor desempenho (constatado pelo histórico escolar) será escolhido como bolsista por um Comitê Institucional e será responsável pela inscrição do projeto e dos integrantes da dupla.

Ao aluno contemplado com bolsa de IC UNIPLAN é atribuído desconto de 50% (cinquenta por cento) aplicado sobre o V10 (média de desconto que o aluno já possui das mensalidades e semestralidades constantes do contrato em vigência entre o aluno e o UNIPLAN).

O auxílio é semestral e renovado por mais um semestre, sendo que a renovação do auxílio está condicionada à entrega, qualidade dos relatórios e avaliação do orientador.

Compromissos do aluno

  • Desenvolver a pesquisa de forma satisfatória e de acordo com as orientações de seu orientador;
  • Assinar contrato de pesquisa, comprometendo-se a entregar um relatório semestral e um relatório final, acompanhados da avaliação do orientador, nas datas estabelecidas no calendário de Iniciação Científica;
  • Elaborar e entregar o resumo do trabalho;
  • Elaborar pôster de acordo com o modelo fornecido pelo Setor de Pesquisa;
  • Fazer referência ao apoio do Programa de Iniciação Científica do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal – UNIPLAN em todas as publicações resultantes do projeto e nas apresentações do trabalho em eventos científicos ou acadêmicos;
  • Alunos dos cursos presenciais: apresentar os resultados da pesquisa na forma de pôster e oral no Encontro de Iniciação Científica do UNIPLAN, por meio de aplicativo da internet (Skype), em data e horário agendados pelo Setor de Pesquisa.

Critérios e requisitos para a participação do professor como orientador

  • Ser professor do UNIPLAN com contrato de professor ativo, com título de Mestre ou Doutor, ter produção científica, tecnológica ou artístico-cultural recente, divulgada nos principais veículos de comunicação da área e registrada no currículo Lattes e na plataforma da UNIP;
  • Ter formação na área em que pretende orientar a pesquisa.

O professor do UNIPLAN, com título de Mestre ou Doutor, que quiser ser orientador, poderá convidar alunos para formar a dupla e, de comum acordo com eles, indicar o tema a ser pesquisado.

Benefícios ao professor

Ao professor orientador, serão pagas 15 (quinze) horas/atividade por ano e por projeto de pesquisa orientado, desde que sejam entregues os relatórios semestral e final e suas respectivas avaliações, nas datas estabelecidas pelo Calendário de Iniciação Científica. Exceção é feita aos professores substitutos.
Caso ocorra a substituição do professor orientador, o professor substituto receberá somente as horas correspondentes ao semestre em que orientar efetivamente os alunos.
Cada professor orientador poderá orientar no máximo 02 (dois) projetos, considerando todas as modalidades de IC.

Compromissos do orientador

  • Estar disponível para orientar os alunos nas distintas fases da pesquisa, incluindo elaboração de relatórios e material para apresentação dos resultados para publicação em Anais ou outros veículos científicos, bem como para a exposição e apresentação no Encontro de Iniciação Científica, promovido anualmente pelo UNIPLAN.
  • Incluir o nome dos bolsistas nas publicações e nos trabalhos apresentados em eventos científicos ou acadêmicos;
  • Orientar no máximo 2 (dois) projetos.

É vedado ao professor orientador repassar a outro a orientação de seus alunos.
Em caso de impedimento do professor orientador, a coordenação de Iniciação Científica do UNIPLAN analisará a possibilidade de substituição do professor orientador.

Projetos não contemplados com bolsa de Iniciação Científica

Os alunos das duplas, cujos projetos foram aprovados, mas não foram contemplados com bolsa de Iniciação Científica, poderão desenvolver a pesquisa na condição de pesquisadores voluntários, visando à sua inclusão no meio científico e beneficiando-se do apoio pedagógico e institucional.

Nesse caso, as duplas de alunos voluntários deverão atender às mesmas regras e critérios estabelecidos para as duplas contempladas com bolsa de Iniciação Científica.

Avaliação dos Projetos

Os projetos são julgados, classificados e aprovados pelo Comitê Institucional, NÃO CABENDO RECURSO.

Sobre a duração da Bolsa de Iniciação Científica

A duração é de 06 (seis) meses e pode ser renovada por mais 06 (seis) meses. A renovação da concessão está condicionada às normas deste Edital, à pontualidade e qualidade do relatório semestral de pesquisa.

Cancelamento, desistência e substituição de Bolsista

O bolsista terá sua bolsa cancelada em caso de descumprimento do contrato e/ou dos compromissos assumidos com o orientador. O cancelamento e a substituição de bolsista devem ser justificados por escrito e enviados por meio eletrônico, dentro dos prazos operacionais do UNIPLAN. Caso haja desistência de um dos integrantes da dupla, a pesquisa poderá ser mantida pelo integrante remanescente.

Disposições gerais para todas as modalidades

  • Não serão aceitas as solicitações de alunos que estejam no último ano do curso;
  • Não serão aceitas as solicitações de alunos que possuam outra modalidade de bolsa de pesquisa ou de outra fonte/agência de financiamento. É expressamente proibido o acúmulo de bolsas de agências de fomento, sejam elas públicas e/ou privadas;
  • Não serão aceitas as solicitações de alunos que pertençam ao círculo familiar do professor orientador;
  • Cada dupla de alunos poderá apresentar somente um projeto de pesquisa por concurso;
  • Não serão aceitas as solicitações com mais de dois alunos por projeto para as bolsas UNIPLAN;
  • Não serão aceitos projetos que envolvam professores, alunos e/ou funcionários do UNIPLAN como participantes da pesquisa, seja por meio de questionários, entrevistas ou outros.
  • Não serão aceitos projetos, cujo tema não seja da área de conhecimento do orientador;
  • Professores que estiverem afastados ou desligados de suas atividades acadêmicas no UNIPLAN não poderão orientar alunos do Programa de Iniciação Científica;
  • Professores que possuem, também, contrato de funcionário não poderão orientar alunos de Iniciação Científica.

Modalidade de bolsa UNIPLAN / Pesquisa Voluntária