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Diretrizes Pedagógicas

As diretrizes que norteiam o Projeto Institucional do UNIPLAN estabelecem como compromisso a busca de um padrão de excelência no ensino da Graduação, associando a eficiência e a eficácia exigidas pelo mercado aos princípios éticos que regem a atuação do profissional a ser formado. A decorrência desta concepção geral é a de procurar formar um profissional que contribua para a melhoria da qualidade de vida em nossa sociedade.
Nessa perspectiva, os conteúdos curriculares, as competências e as habilidades a serem assimilados e adquiridos no nível de Graduação do Centro Universitário devem conferir-lhe terminalidade e capacidade acadêmica e/ou profissional, considerando as demandas e as necessidades prioritárias da região e do País. Este conjunto de competências deve promover no aluno a capacidade de desenvolvimento intelectual e profissional autônomo e permanente.
O UNIPLAN procura desenvolver ações que assegurem:

  • a formação ética e humanística do sujeito voltada para a autonomia, cooperação, solidariedade, respeito à diversidade, tolerância e eqüidade social;
  • a sólida formação técnico-científica, que possibilite ao sujeito compreensão e ação críticas do/no mundo em transformação;
  • o envolvimento das instâncias superiores de planejamento, desenvolvimento e avaliação das atividades de ensino de Graduação;
  • o aprimoramento do Centro, visando à sua qualificação na área educacional;
  • a modernização institucional continuada;
  • os mecanismos que harmonizem as relações internas;
  • os meios necessários para a realização da sistemática de avaliação institucional;
  • a integração das áreas de ensino, pesquisa e extensão com uma administração comprometida com a educação;
  • o estímulo à comunidade acadêmica na busca por capacitação em áreas acadêmicas e técnico-administrativas; e
  • formas alternativas de recursos, intensificando parcerias com organizações nacionais e internacionais.