Metas e Ações
A seguir, são apresentados os objetivos gerais e suas respectivas ações para a consolidação do Projeto Institucional:
Objetivos Gerais
- Conhecimento da realidade regional e dos seus condicionantes histórico-político-sociais.
- Formação de profissionais competentes para atuar responsavelmente sobre essa realidade.
- Revisão periódica e fundamentada dos projetos pedagógicos dos cursos que oferece, de modo a contribuir para a realização dos projetos educacionais dos estudantes.
- Resposta às mudanças ocorridas na sociedade e contribuição para o desenvolvimento curricular perante as diretrizes e avanços didático-pedagógicos.
- Compromisso com as necessidades e interesses básicos da comunidade.
- Articulação entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão.
- Busca permanente da articulação entre as dimensões das unidades, teóricas e práticas, o que pressupõe uma ênfase na aprendizagem, na transformação de professores em orientadores e de estudantes em pesquisadores.
Ações
- Instrumentalizar o estudante para que seja capaz de formular o seu projeto de vida.
- Promover a integração entre o Centro Universitário e outras instituições, empresas e órgãos públicos e privados, por meio de um relacionamento participativo e produtivo.
- Combinar, com equilíbrio, a presença de professores com boa formação acadêmica e experientes no ciclo profissional, para propiciar a interligação entre a academia e o mercado de trabalho.
- Explorar as mais modernas ferramentas de comunicação estimulando o seu uso nas atividades acadêmicas.
- Promover a modernização contínua das instalações e dos recursos materiais e físicos do Centro Universitário.
- Consolidar uma estrutura organizacional compatível com sua missão e adaptá-la, sistematicamente, às necessidades de seu modelo pedagógico e administrativo.
- Promover programas de pesquisa que envolvam docentes e discentes.
- Promover programas de extensão capazes de viabilizar uma relação construtiva entre o Centro Universitário e a comunidade.
- Oferecer uma educação de qualidade, de modo a formar um capital intelectual capaz de participar como profissionais competentes no desenvolvimento sustentável da região, englobando valores de ética e de responsabilidade social às organizações.
- Exercer com plenitude a sua autonomia, o papel crítico que lhe é inerente, como fórum privilegiado de reflexão e proposição.
- Desenvolver as habilidades e competências dos estudantes, permitindo complementar sua formação com liberdade, oferecendo disciplinas optativas, cursos de complementação e oportunidades diferenciadas para a integralização dos currículos.
- Incorporar novas tecnologias que representem avanços para a realização da atividade acadêmico-pedagógica.